quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O encerramento do 4º Festival CID Legal Canta e Dança, foi marcado pelo encanto de crianças até 5 anos de idade, da Educação Infantil. As apresentações ocorreram no Clube Comercial, na tarde do dia 18 de novembro, onze escolas do município participaram, mostrando lindos trabalhos com uma mensagem de otimismo, inclusão e conscientização social.
Para surpresa e felicidade dos participantes, no final do evento, aconteceu o sorteio de uma mini moto elétrica, destinação da Receita Federal, no ano de 2009. Foi contemplado o aluno Andriel Pietro, do Colégio Estadual Coronel Pilar.


 













terça-feira, 23 de novembro de 2010

 4º Festival CID Legal Canta e Dança
A mostra da Região de Camobi (11/11/10) aconteceu no CTG Sentinela da Querência e, também foi um sucesso.
Confira algumas imagens registradas pelo Profº Luiz Carlos Tonetto da Silva. 

 Abertura

Público Prestigiando

 Equipe da avaliação

Arte e Conscientização

Integração professores e alunos

Parabéns ao jovem talento!


Linda apresentação

quarta-feira, 17 de novembro de 2010



           Acontece na cidade o 4º Festival CID LEGAL Canta e Dança, o evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, através do Projeto Municipal de Educação Fiscal, vinculado às secretarias de Município de Educação e de Finanças. As mostras por região seguem o seguinte cronograma:

Região Norte: 8 de Novembro, a partir das 13h no Clube de Atiradores Esportivo.
Região Leste/Centro e EJA: 9 de Novembro, a partir das 13h no Clube Comercial e EJA a partir das 19h.
Região Sul: 10 de Novembro, a partir das 13h no Instituto São José.
Região de Camobi: 11 de Novembro, a partir das 13h no CTG Sentinela da
Querência.
Região Oeste: 12 de Novembro, a partir das 13h no Colégio Patronato.
Regional das EMEI´s e 1º ano das EMEF´s: 18 de Novembro, a partir das 13h no Clube Comercial.

            Alunos e professores têm a oportunidade de mostrar sua criatividade, através da dança, de paródias e de poesias, dando enfoque ao tema Educação Fiscal e seus benefícios. De maneira lúdica e original, os participantes mostraram conhecimento sobre o tema e fizeram lindas apresentações, que empolgaram o público presente.
            Este ano, o festival não teve caráter competitivo, mesmo assim a equipe organizadora julgou importante uma avaliação dos trabalhos.
            No dia 08/11, no Clube de Atiradores Esportivo, fizeram parte da comissão julgadora o auditor fiscal da Receita Federal Miguel Ângelo Lovatto, a professora de Educação Física Vanessa Juliane da Silva Roth, a professora de Artes Cênicas Maria Fátima Vieira Marques e as professoras Sílvia Camargo e Cristiane Born, ambas do SMED.

 Abertura do evento

Os jurados do dia 08/11

Algumas apresentações

 Participação dos professores

terça-feira, 9 de novembro de 2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Para os amantes do Tango, que quiserem aprender ou aperfeiçoar a dança, informo que o Professor Pablo Ruiz, de Buenos Aires - Argentina, estará ministrando um curso nos dias 24, 25 e 26/11/2010.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Livro "O Esporte de Santa Maria no Pódio"


Dia 22 de outubro de 2010, na Câmara de Vereadores, representando a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, participei do lançamento do livro “O Esporte de Santa Maria no Pódio”, uma publicação do Centro de Apoio ao Esporte e Lazer de Santa Maria -CAEL-SM, com autoria do Profissional de Educação Física e Jornalista Clery Quinhones. A obra faz uma síntese do histórico dos esportes de Santa Maria e elenca alguns de seus protagonistas, além de informações gerais sobre o tema e um fascículo com fotos coloridas (16 páginas). O livro será doado a todas as escolas da rede municipal do Município (escolas municipais, estaduais, federais e particulares), entidades esportivas, sindicatos, associações e bibliotecas. 

 
Mais uma vez, parabenizo Clery pela inciativa e desejo que outros projetos se realizem, já que educação, cultura e esporte são os meios mais significativos, para alcançarmos uma sociedade mais próspera e justa.

Transformação através da Dança...

Estes são os dançarinos prisioneiros do Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu, nas Filipinas. Têm imensas coreografias - que fazem sucesso! Muitas no youtube e que foram uma idéia de Byron Garcia, um consultor de segurança do governo da província de Cebu. Ele afirma que a nova rotina de exercícios melhorou "drasticamente" o comportamento dos presos e dois ex-detidos transformaram-se em dançarinos desde então. "Usando a música, pode envolver o corpo e a mente. Os prisioneiros têm que contar, memorizar passos e seguir a música", disse Garcia à BBC.
"Os prisioneiros dizem-me: "precisa colocar a sua mente longe da vingança, da loucura ou de planos para escapar da prisão ou juntar-se a uma gangue'", acrescentou Garcia.
A dança é obrigatória para todos os 1,6 mil detidos na prisão de Cebu, exceto para os idosos e doentes.
Assistam, muito legal!!!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gostei e compartilho!

A idade e a mudança
Lya Luft
 
Mês passado, participei de um evento sobre o Dia da Mulher.
Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.
E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um momento inesquecível...
A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.
Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.
Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.

A fonte da juventude chama-se "mudança".

De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.
Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.
Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.
Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional.
Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.
Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.
Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.
Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...